SOLAR/IMAGINÁRIA_

O encontro é uma das forças que move e transforma sonhos e mundos. Nesta segunda edição do Fotofestival SOLAR, temos a alegria de ter como parceira a IMAGINÁRIA_Festa do Fotolivro, que divide conosco a curadoria da programação que tem fotolivros e publicações como protagonistas. 

Oficinas, palestras, lançamentos de livros e exposições ocupam o Centro de Design do Ceará, localizado no Complexo Cultural da Estação das Artes, instituições que integram a Rede de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará, gerida em parceria com o Instituto Mirante.

Organizada pela Lovely House, editora fundada por Luciana Molisani e José Fujocka, a IMAGINÁRIA_Festa do Fotolivro é o primeiro festival brasileiro dedicado exclusivamente aos livros de fotografia. Tem como desejo ampliar a visibilidade e a circulação de publicações fotográficas, e igualmente discutir, refletir e fomentar a produção de fotolivros.


OS CURADORES 

José Fujocka

Uberabense, iniciou sua carreira como fotojornalista. A partir de 1993 dedica-se ao trabalho fotográfico autoral, organizando e participando de projetos artísticos. Ganhou diversas bolsas de estudos e prêmios de artes visuais, entre eles a “Bolsa Vitae de Artes” e “Marc Ferrez”. Nos últimos 20 anos dedicou-se à pós-produção de imagens publicitárias e artísticas.  É cofundador, curador e produtor cultural da Lovely House e idealizador e produtor da IMAGINÁRIA.

Luciana Molisani
Graduada em Artes Visuais pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP-SP, a paulistana é cofundadora e editora da Lovely House, editora e casa de livros especializada em artes visuais. É idealizadora e diretora artística da IMAGINÁRIA_festa do fotolivro desde 2021. Sócia e diretora criativa na agência Irmãs de Criação, atua no mercado editorial desde 2003 e já conquistou dois Prêmios Jabuti pelos livros Miro, artesão da luz (fotografia) e Maquiagem – Marcos Costa (capa).